sábado, 18 de dezembro de 2010

Resumão I (1901 a 1920)




O período 1901/1920 foi muito importante para a música. Foi nesse período que surgiu o Gramofone e o Disco, que apareceram as primeiras "lojas de discos" e os cantores começaram a se popularizar. Exemplo disso foi o sucesso de Enrico Caruso, e a venda de mais de um milhão de discos da música Carry Me Back To Old Virginny (1915).

Os nomes de destaque dessa época: Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Donga, Catulo da Paixão Cearense, Ernesto Nazareth, Enrico Caruso, W. C. Handy e Al Jolson.

Foi nesse período que nasceram grandes nomes da música, como Ary Barroso, Carmen Miranda, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Viníciuas de Moraes, Dalva de Oliveira, Edith Piaf e Nat King Cole, entre outros...

Foi nessa época, também, que se firmaram o Blues, o Jazz e o Samba, nos EUA e no Brasil, influenciados pelos negros.

Foi nessa época que ocorreram a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e a Gripe Espanhola.

Foi nessa época que o mundo deixou para trás a Era Vitoriana e a Belle Époque, para entrar definitivamente no século XX...

E as músicas que mais marcaram esse período foram Pelo Telefone e Carinhoso, ambas de 1917. Também podemos citar Menphis Blues (1912, primeiro Blues) e Livery Stable Blues (1917, primeiro Jazz).

Quadro: "Samba", de Di Cavalcanti (1928)
Vídeo: Donga, cantando Pelo Telefone, na Record, em 1966, com Chico Buarque, Pixinguinha e Hebe Camargo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...