quinta-feira, 24 de maio de 2012

Saludos Amigos e a Política da Boa Vizinhança Durante a Segunda Guerra




Donald experimentando a brasileiríssima cachaça em "Saludos amigos"
Se você já assistiu “Saludos amigos” com certeza achou o filme muito divertido e cheio de magia, com uma trilha sonora realmente digna de uma indicação ao Oscar. Mas como todos nós já sabemos, nada é feito em vão.
Saludos Amigos” foi produzido pelos EUA na época da Segunda Guerra Mundial, como um dos esforços para se aproximar dos países Sul Americanos.
O filme é ao mesmo tempo animação e uma espécie de documentário sobre a visita de Walt Disney e sua equipe ao Brasil, que aconteceu em 1941. Disney  e sua equipe visitaram vários países da América Latina, entre eles o Brasil, com o intuito de manter relações diplomáticas com os países sul-americanos, numa política de “boa vizinhança”. O objetivo final da visita era colher informações para a criação de um filme com elementos latino- americanos.
Disney gostou particularmente da música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, que utilizou no último segmento de “Saludos Amigos”, e da nossa conhecida ave falante: o papagaio, que inspirou Disney a criar o personagem Zé Carioca, ganhou a vestimenta do típico malandro do Rio de Janeiro dos anos 40.
 A tentativa de associar América do Norte e América do Sul  fica muito clara na animação, que mostra as paisagens e a cultura dos países sul- americanos de uma forma um tanto caricata e mítica, o que é muito visível na apresentação de tipos, como o “Gaúcho dos Pampas” e o “índio.
É perceptível a tentativa de criar identificação entre as culturas norte-americana e sul-americana, principalmente no terceiro momento do filme, em que o locutor relaciona o cowboy do Oeste dos EUA ao gaúcho dos Pampas, dizendo que há muito em comum entre eles e levando o cowboy a viver por um dia como gaúcho.
“Saludos Amigos” não é o clássico mais famoso dos estúdios Disney, mas merece ser visto por sua importância histórica, por retratar tão bem a situação de uma época e por marcar a criação de um importante personagem: nosso malandro Zé Carioca.
Quer saber mais sobre desenhos que mostram o nosso país? Aguarde, porque amanhã falaremos de outro clássico que mostra todas as belezas do Brasil.
A proposto, você já foi à Bahia?
Veja o segmento “Aquarela do Brasil”, em que Zé Carioca ensina Pato Donald a sambar ao som de “Aquarela do Brasil

Fontehttp://cinevintage.wordpress.com/2011/05/12/saludos-amigos-e-a-politica-da-boa-vizinhanca-durante-a-segunda-guerra/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...