1) A Esposa do Solteiro (A Mulher da Meia-Noite): filme de 1925, produzido por Paulo Benedetti e dirigido por Carlo Campogalliani. Carmen tinha 16 anos nessa época, e apareceu como extra. Infelizmente, nenhuma cópia foi preservada...
2) O Carnaval Cantado No Rio: filme de 1932, Documentário do Carnaval no Rio, produzido por Vital Ramos de Castro. Carmen Miranda aparece como cantora famosa, já. Infelizmente, não há cópias conhecidas.
3) A Voz do Carnaval: esse filme, produzido em 1933, sob direção de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro, tinha grande elenco (além de Carmen, Lamartine Babo, Jararaca e Ratinho, e muitos outros). Carmen Miranda cantava estes números ao microfone da Rádio Mayrink Veiga: "E Bateu-se a Chapa" e "Moleque Indigesto" e "Good-Bye".
Estreou no Cine Odeon (Rio) a 6 de março de 1933.
Disponibilidade: Notícias afirmam que a produtora Cinédia mantém o filme em fase de restauração.
|
5) Alô, Alô, Brasil: esse filme é de 1935, com Direção de Wallace Downey, João de Barro e Alberto Ribeiro, Produção de Wallace Downey e Adhemar Gonzaga e Argumento de João de Barro e Alberto Ribeiro. No Elenco, nomes como Carmen e Aurora Miranda, Dircinha Batista, César Ladeira, Francisco Alves, Mário Reis, Custódio Mesquita, Almirante, Ary Barroso, o Bando da Lua, e outros.
|
|
7) Banana da Terra: esse filme, de 1938, foi dirigido por João de Barro, supervisionado e produzido por Wallace Downey, com argumento de João de Barro e Mário Lago. No Elenco, Carmen e Aurora Miranda, Linda e Dircinha Batista, Emilinha Borba, Almirante, Oscarito, Orlando Silva, Aloysio de Oliveira e O Bando da Lua e Carlos Galhardo, entre outros.
|
Abaixo, Dorival Caymmy relembra, em 1979, de seu primeiro disco, de 1938. Em seguida, a cena do filme Banana da Terra, onde Carmen canta a música de Caymmi, imortalizando-a:
8) Laranja da China (1939):
|
Fonte: http://carmen.miranda.nom.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário