sexta-feira, 8 de junho de 2012

Músicas de Guerra

Entre 1939 e 1945, o mundo esteve envolvido na Segunda Guerra Mundial. Será que a Guerra afetou ou influenciou a música feita no Brasil? Vejamos:

1939

Neste ano, Ary Barroso compôs Aquarela do Brasil (abaixo), Benedito Lacerda e Aldo Cabral compuseram Brasil, duas músicas de cunho ufanista, que seriam usadas para exaltar o nosso país. Mas também são desse ano a marcha A Jardineira (Benedito Lacerda e Humberto Porto), os sambas Camisa Amarela (Ary Barroso), Da Cor do Pecado (Bororó) e Uva de Caminhão (Assis Valente), as músicas de festas juninas Noites de Junho (João de Barro e Alberto Ribeiro) e Pedro, Antonio e João (Benedito Lacerda e Osvaldo Santiago). E foi nesse ano que Carmen Miranda embarcou para os Estados Unidos. O cantor "do momento" começava a ser Sílvio Caldas (abaixo):


1940

A Guerra estava aumentando, na Europa. Enquanto isso, no Brasil, o samba e o Carnaval iam de vento em popa. São deste ano músicas como Cai Cai (marchinha de Roberto Martins), Eu Gosto de Samba (samba de Ary Barroso), Mulher (canção de Sadi Cabral e Custódio Mesquita, abaixo, interpretada por Sílvio Caldas), O Samba da Minha Terra (samba de Dorival Caymmi) e até a valsa Velho Realejo, de Custódio Mesquita e Sadi Cabral.



1941


Neste ano, os Estados Unidos entraram na Guerra, e o Presidente Roosevelt começou uma campanha para que outros países, como o Brasil, também entrassem: era o início da "política da boa vizinhança". Na música, o ano de 1941 foi prolífico, sendo que algumas das músicas da época, são conhecidas até hoje: Allah-la-ô (marchinha de Haroldo Lobo e Antônio Nássara), Aurora (marchinha de Mário Lago e Roberto Roberti), Canta Brasil (samba de Alcir Pires Vermelho e David Nasser), É Doce Morrer no Mar (canção de Dorival Caymmi e Jorge Amado), Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda (valsa de Lamartine Babo e Francisco Matoso), O Mar (canção de Dorival Caymmi, abaixo), Os Quindins de Iaiá (samba de Ary Barroso) e Você Já Foi à Bahia? (samba de Dorival Caymmi). Merecem destaque o samba Brasil Pandeiro, de Assis Valente, que fazia referência à fam de Carmen Miranda nos EUA, o samba Preconceito, de Wilson Batista e Marino Pinto, que tratava do assunto do título, além de Bonde de São Januário, samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, que teve que ser mudado por ordem do DIP.



1942


Neste ano, o Brasil declarou guerra à Itália, Alemanha e Japão. Mesmo assim, as músicas de maior destaque desse ano, não eram sobre a Guerra: Ai Que Saudades da Amélia (samba de Mário Lago e Ataulfo Alves, abaixo), Ave Maria do Morro (samba de Herivelto Martins), Isto Aqui O Que É (samba de Ary Barroso), Nega do Cabelo Duro (samba de Rubens Soares e David Nasser) e Nós Os Carecas (marchinha de Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti), entre outras.



1943






Somente nesse ano é que destacou-se uma música relativa à Guerra na Europa: Adolfito Mata-Mouros, marchinha de João de Barro e Alberto Ribeiro:




Outras músicas de sucesso em 1943: Beija-me (samba de Roberto Martins e Mário Rossi) e Lealdade (samba de Wilson Batista, Haroldo Lobo e Jorge de Castro).

1944




Nesse ano, chegou à Itália o primeiro grupo de soldados da FEB - Força Expedicionária Brasileira. Spartaco Rossi e Guilherme de Almeida criaram a Canção do Expedicionário:


Além dessa, merecem destaque: o samba Acontece Que Eu Sou Baiano (Dorival Caymmi), o samba Atire A Primeira Pedra (Mário Lago e Ataulfo Alves), o forró Xamego (Luiz Gonzaga e Miguel Lima) e o samba Assim Como Os Rios Que Correm Pro Mar (Custódio Mesquita e Evaldo Rui), entre outras.

1945




Finalmente, neste ano, chegou ao fim a Segunda Guerra Mundial. É deste ano o samba Cabo Laurindo, de Wilson Batista e Haroldo Lobo:


Também são desse ano: Boogie-Woogie na Favela (samba de Denis Brean) e Peguei Um Ita no Norte (samba de Dorival Caymmi), entre outras.

Percebemos que a Segunda Guerra Mundial, mesmo tendo durado seis anos, não afetou muito a nossa música, e o samba e as marchinhas de Carnaval continuaram prevalecendo, nesse época...




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...