sábado, 14 de abril de 2012

Brasil Pandeiro (1941)


O samba Brasil Pandeiro foi composto por Assis Valente para Carmen Miranda, por ocasião da volta da cantora, após seu período inicial de atuação nos Estados Unidos. Mas Carmen não gostou da composição, que acabou sendo lançada pelos Anjos do Inferno.

De feitio diferente dos sambas ufanistas da época, Brasil Pandeiro é, pode-se dizer, um samba-exaltação ao estilo de Assis Valente ( "Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar / o Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada /(...)/ Brasil, esquentai vossos pandeiros / iluminai os terreiros / que nós queremos sambar-ô-ô...").

Preferido dos maiores conjuntos vocais de seu tempo, Assis Valente reviveria a tradição mesmo depois de morto, quando em 1972 Brasil Pandeiro faria enorme sucesso nas vozes dos Novos Baianos.

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor 
Eu fui à Penha e pedi à padroeira para me ajudar 
Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver 
Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar 
O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada 
Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato 
Vai entrar no cuscuz, acarajé e abará 
Na Casa Branca já dançou a batucada de Ioiô e Iaiá 
Em Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros 
Que nós queremos sambar 
Em Há quem camte diferente, noutras terras, outra gente 
Um batuque de matar 
Em Batucada, reuni vossos valores, pastorinhas e cantores 
Expressões que não tem par, oh meu Brasil, Brasil 
Em Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros 

Que nós queremos sambar 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...